41a Bicicletada – Carnaval-inauguração na Praça do Ciclista

Toda última sexta-feira de cada mês, acontece a Bicicletada de São Paulo, a ciclo-festa-passeata de quem usa transporte não-motorizado. A pedalada mensal celebra a busca por cidades mais agradáveis, menos poluidas, menos violentas e mais humanas. Pedalamos por espaço e pelo respeito no trânsito, afinal, o direito de locomoção é das pessoas, não das máquinas.

O encontro acontece sempre na esquina das avenidas Paulista e Consolação… Ou melhor, no finalzinho da Paulista, quase na Consolação… Altura do número 2300. Ali perto do Belas Artes, dos sebos ou do finado Riviera, sabe? Não, do lado de cá da Consolação, no meio da Paulista mesmo, em cima daquele túnel da rampa anti-gente. Perto daquela casinha de polícia… Isso, em frente ao canteiro do metrô que está lá há quase uma década. Ali tem uma praça… É, uma praça, com estátua e tudo!

Na última sexta (24), a praça ganhou nome: Praça do Ciclista. Festa, placas, músicas, vídeos, serpentina, confete e alegria.

Na 40a edição da Bicicletada, os participantes instalaram placas avisando que a bicicleta também faz parte do trânsito. As placas ainda estavam por lá quando a praça foi “oficialmente” batizada no carnaval-inauguração. Que bom, ficou bem bonita a bicicletinha embaixo do nome da Praça…

Como já havíamos feito em julho de 2005, ajudamos a pobre estátua, condanada a permanecer 24 horas por dia no meio da poluição e do barulho. Quem sabe o homem se anima, pega a bicicleta e foge dali…

27 fotos
58 fotos
[vídeo] or

15 Comments