Ao contrário do que vem sendo divulgado pela imprensa, o prefeito José Serra afirmou no dia de hoje que o número de calçadões no centro será ampliado (e não reduzido). As novas áreas ganharão bancos, jardins, banheiros públicos e estacionamentos para bicicletas. A cidade ganhará ainda novas praças e parques, além de uma campanha permanente de desestímulo ao uso do automóvel.
As novidades municipais também incluem o aumento significativo do subsídio ao transporte público, a troca de 100% da frota de ônibus por veículos movidos a gás e a instalação de paraciclos em todos os terminais de ônibus. O prefeito também afirmou que a CET passará a autuar veículos estacionados sobre a calçada, em cima de faixas de pedestres, aqueles que não dão seta ao fazer conversões ou ameaçam pedestres e ciclistas, incluindo os que circulam nos bairros nobres.
As principais avenidas, incluindo as marginais Tietê e Pinheiros, ganharão ciclovias ou ciclofaixas. A partir de segunda-feira, todos os prédios públicos serão equipados com paraciclos e o comércio receberá incentivos para implantar estacionamentos para bicicletas. As máfias de guardadores de carro e valet-park também serão extintas com rapidez.
Os carros de polícia serão proibidos de estacionar em cima das calçadas e os veículos oficiais passarão a ser rigorosamente punidos quando cometem infrações de trânsito. Os veículos utilitários (SUVs), como Cherokee, Pajero e “Eco-sport”, soferão aumento do IPVA, por ocuparem muito mais espaço que os convencionais.
Integração com o metrô
A integração do sistema de ônibus com o metrô, prometida em campanha, passa a vigorar a partir de hoje. O usuário pagará apenas uma passagem (que será reduzida para R$1,00) e terá direito a realizar o número de viagens necessárias durante o dia inteiro. O passe livre para estudantes de escolas públicas também foi autorizado pelo prefeito e passa a vigorar na segunda. Também serão vendidos bilhetes semanais e mensais (com desconto), a exemplo de países como a Inglaterra e a França.
Já o governo estadual irá tirar do papel a inspeção veicular contra a poluição, punindo com rigor aqueles que não mantém seus veículos regulados e equipados com catalisadores.
Alckimin afirmou que não irá esperar o período eleitoral para inaugurar a linha 4 do metrô e disse que novas linhas serão construídas em caráter de urgência. A frota de trens (incluindo os da zona leste) será rapidamente substituída e o tempo de espera será significativamente reduzido. O governador também iniciou uma limpeza administrativa no Detran, órgão mais corrupto da esfera estadual. As empresas de recursos de multa estão proibidas de funcionar a partir de hoje.
Volta dos trens
O presidente Lula afirmou no dia de hoje que irá transformar em caráter de urgência o sistema transporte no país. Acabará imediatamente com a máfia dos ônibus interestaduais. Também ressucitará e ampliará o transporte ferroviário de passageiros, extinto com a chegada das montadoras de automóveis nas décadas de 50 e 60. O presidente acabará com a notória corrupção na Polícia Rodoviária Federal.
Lula também afirmou que irá acabar com os a mamata das fábricas de automóveis, que deixarão de receber os monumentais incentivos fiscais que nenhum outro setor tem no país. Disse ainda que irá transferir estes recursos para o setor de transporte público, que hoje não recebe nenhuma ajuda governamental.
O presidente também revogou a lei que permite a circulação de carros com vidro fumê. Lula apresentou ainda um decreto que permite a todo cidadão destruir ou atear fogo em veículos com alarme disparado por mais de 10 minutos.
7 Comments