Em São Paulo, uma das primeiras atitudes do prefeito José Serra (PSDB) ao assumir o cargo foi aumentar a tarifa de ônibus. Meses antes, durante a campanha eleitoral, ele afirmou que não aumentaria e ainda realizaria a integração com tarifa única entre ônibus e metrô. Promessas perdidas no esquecimento eleitoral… Troféu Pinóquio pra ele.
A população paulistana saiu às ruas, mas as manifestações foram pequenas, atrapalharam pouco o trânsito e o tucano não voltou atrás.
Em Florianópolis (SC) a tarifa também foi reajustada em 30 de maio. O prefeito Dário Berger, tucano como Serra, fez o mesmo que o colega paulistano: botou a culpa na administração anterior e lavou as mãos.
Só que lá a população foi às ruas em massa. Desde a semana passada, milhares de pessoas têm ocupado as ruas para protestar contra a tarifa, que está entre as mais caras do Brasil. Como em toda grande manifestação popular, a polícia age com um rigor muito maior do que no combate ao crime. Bombas, prisões, ferimentos, policiais sem identificação, quebra-quebra e um grande “cala a boca” na reivindicação popular.
O Centro de Mídia Independente está fazendo uma bela cobertura das manifestações, com fotos vídeos e textos. Veja as notícias de 04.jun ou de 08.jun. Visite e informe-se!
2 Comments