A disputa está na reta final e a votação vai até o dia 11 de novembro. O :.apocalipse motorizado está entre os 10 selecionados pelo juri a partir de indicações feitas pelo público.
Para votar, clique neste link, procure a seção “melhor weblog em português” e selecione a bolinha referente ao blog de sua preferência. Depois é só seguir até o final da página, preencher os dados solicitados e clicar em enviar.
Mais do que a honra de estar entre os 10 selecionados, fica a certeza de que os temas aqui abordados são pertinentes e que repensar a presença determinante do automóvel em nossas sociedades é um passo fundamental para a vida humana neste começo de século.
Além disso, fica também a certeza que existe vida além da pasteurização midiático-comercial que assola os grandes meios de comunicação.
Desde que surgiram, os blogs (assim como os Centros de Mídia Independente e outros meios alternativos) vêm cumprindo um papel fundamental na disseminação de informações que não passam pelo crivo editorial da chamada “grande imprensa”, presa a interesses econômicos ou às limitações inerentes ao ritmo industrial de preenchimento de páginas ou grades de programação.
A placa instalada pela sociedade civil durante o Dia Sem Carro
permanecia na frente da prefeitura até o último sábado (28)
Hoje existe no Brasil uma rede considerável de troca de informações, articulação de idéias e atividades que permite dizer “estamos vencendo”. Mesmo com os automóveis entupindo ruas, páginas de jornais, mentes e horários de televisão e rádio, é fantástico perceber a velocidade com que pessoas se juntam para trocar informações e realizar ações diretas de transformação da realidade.
Basta dar uma olhada no relato do Dia Sem Carro de 2006 ou nos links da seção “boa vizinhança” para ver a qualidade e o potencial destas articulações.
Por fim, fica o profundo agradecimento a todos que seguem construindo cidades mais humanas, com menos poluição, menos barulho e mais convivência entre as pessoas.
Agradecimento especial ao Ned Ludd, autor do livro Apocalipse Motorizado, que além de organizar uma obra que é referência no tema, permitiu a utilização do nome nesta publicação virtual. Aos parceiros das bicicletadas, aos amigos da Transporte Ativo e aos autores de outros blogs, que realizaram tantas pequenas grandes coisas ao longo dos últimos anos. E também ao amigo Bruno Favaretto, que fez o projeto gráfico original do site e ensinou o básico sobre HTML.
* Leia também o texto “Estamos vencendo”, de Pablo Ortellado, disponível para download no Disco Virtual. O texto foi extraído do livro homônimo, que traz ainda belas fotos de André Rioky e conta a história dos movimentos de resistência global no Brasil.
4 Comments