maio/2007
Os “acidentes” de trânsito já são a principal causa mundial de morte de crianças e jovens no mundo.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), do total de 1 milhão de mortos anuais, 400 mil têm entre entre 10 e 24 anos de idade.
Além das vítimas fatais, outras 50 milhões de pessoas sofrem algum tipo de “acidente” envolvendo veículos motorizados. Boa parte fica com seqüelas ou traumas permanentes.
O custo dos “acidentes” no mundo foi estimado pela OMS em US$518 bilhões. Todos os dados estavam nesta reportagem (para assinantes) do jornal O Estado de S.Paulo.
3 Trackbacks
[…] [automóvel é principal causa de mortes de crianças e jovens no mundo] […]
[…] A redução da velocidade é imprescindível para a criação de cidades humanas. Permitir que automóveis, ônibus, caminhões e motos trafeguem a 70 ou 80km/h dentro do perímetro urbano é legitimar o genocídio motorizado, perpetuando o assustador índice da OMS, que aponta os “acidentes” de trânsito como a principal causa de mortes de jovens e crianças no mundo. […]
[…] O Departamento de Defesa dos Motores também nega essa acusação e afirma que já está desenvolvendo fantasias tecnológicas e publicitárias para que ninguém mais acredite em bobagens como poluição, mudanças climáticas, ou que os veículos motorizados são os principais responsáveis pela morte de crianças no mundo. […]