Bicicletas universitárias

bicicletalivre.jpg

Um projeto de extensão universitária da UNB promete inaugurar o conceito de bicicletas de uso público no Brasil. Nesta fase inicial, os responsáveis pela empreitada estão aceitando doações de magrelas, que serão reformadas e disponibilizadas à comunidade universitária.

Os objetivos não poderiam ser mais claros e didáticos: “reduzir o número de automóveis no campus, diminuir a emissão de gases na atmosfera, aumentar o contato humano, melhorar a mobilidade urbana e facilitar o acesso ao conhecimento”.

Se você mora em Brasília e tem uma bicicleta encostada naquele depósito da garagem, tome vergonha na cara: ou comece a utilizá-la e descubra que o mundo é melhor do lado de fora, ou visite o site do Bicicleta Livre para saber como doar o seu veículo.

Em Portugal, a Universidade do Minho também está estimulando a mobilidade inteligente. O projeto Bute (Bicicleta de Utilização Estudantil) irá doar duas mil bicicletas aos estudantes, para uso “pessoal e intransferível”.

Depois de três anos, os alunos podem optar pela compra (por módicos 25 euros) ou por passar adiante a magrela. O projeto ainda prevê 50 bicicletários pelos dois campus e manutenção gratuita para os estudantes.

Quem sabe em alguns anos a comunidade acadêmica poderá ter de volta uma parte do espaço perdido para os automóveis estacionados.

Bicicleta Livre – UNB
Bute – Universidade do Minho (partes 1 e 2)
Campus universitário à portuguesa
Existem acadêmicos e acadêmicos (USP)
Bike-sharing blog – site sobre bicicletas públicas em todo o mundo

3 Comments