Sutilezas da manipulação midiática

politica_editorial.jpg

Antes de ler o texto, verifique como anda a sua vacina anti-manipulação midiática: dê uma boa olhada na figura acima. Se nada lhe parecer estranho, é bom reforçar a dose!

No começo deste mês, um grande jornal de São Paulo publicou um caderno especial sobre o “aquecimento local”. As matérias sobre a contribuição da cidade para a catástrofe ambiental foram produzidas por alunos de um “curso aplicado de jornalismo” realizado pelo jornal.

No “infográfico” sobre os principais emissores de CO2 na cidade, dois detalhes pitorescos.

Em vez de informar claramente que os principais responsáveis pela catástrofe climática na cidade são os automóveis particulares, o texto prefere dizer “veículos leves”, misturando as 480 mil motos e os 5,6 milhões de carros na mesma conta (com o agravante de que as motocicletas emitem aproximadamente 1/4 do CO2 que sai dos escapamentos dos carro).

Mesmo citando textualmente que os carros e motos são os grandes responsáveis pela contribuição paulistana às mudanças climáticas antrópicas, a figura escolhida para ilustrar o “setor de transportes” foi um… avião.

Talvez porque as imagens de carros já ocupem boa parte do jornal, em propagandas e classificados que são responsáveis por boa parte da receita da empresa jornalística.

10 Comments