Porto Alegre é a primeira (e única) cidade brasileira onde é possível desembarcar no aeroporto ou na rodoviária e seguir até o centro da cidade utilizando a integração metrô-bicicleta. E mais: é a primeira (e única) cidade do país a permitir o transporte de bicicletas nos vagões também nos dias úteis.
O programa Ciclista Trensurb deixou para trás as iniciatvias paulista e carioca, que só prevêm o transporte de bicicletas aos finais de semana.
Em Porto Alegre, além de servir para o lazer, a integração bicicleta-metrô também irá auxiliar os deslocamentos cotidianos de todos os cidadãos, todos os dias da semana.
Aos domingos e feriados, o transporte de bicicletas poderá ser feito das 5h às 21h. Nos dias úteis, para evitar a lotação dos trens, existem horários alternativos: das 9h30 às 11h, das 14h às 16h e das 21h às 23h20.
O transporte de bicicletas dentro dos vagões nos dias de semana só será possível porque a Trensurb fará modificações em seus trens. Ao contrário de São Paulo, onde uma bicicleta ocupa o espaço de (no mínimo) seis passageiros, a instalação de suportes para pendurar as bicicletas irá poupar espaço nos vagões portoalegrenses.
notícia e links no site da Bicicletada PoA
notícia no site da Trensurb
3 Comments