Durante duas semanas de verão no hemisfério norte, a cidade de Portland hospeda o Pedalpalooza, um festival com todos os tipos de maluquices relacionadas a bicicleta.
Entre roteiros históricos pela cidade e lavagem de bicicletas de biquini, foram 217 eventos em 14 dias. Um complemento perfeito para a conferência da World Carfree Network.
As atividades são auto-gestionadas. Ou seja, qualquer um pode incluir o seu rolê na programação oficial e fica responsável por realizá-lo. Até o prefeito eleito, Sam Adams, resolveu propor uma atividade.
Além da programação oficial do Pedalpalooza, outros eventos rotineiros como a corrida de triciclos “indoor” em um bar da cidade agitavam dias e noites no verão de Portland.
Em torno de uma mesa de sinuca, dois competidores por vez, com direito a locutor e bandeirada final. Parabéns a Lady JAY, a grande vencedora.
No dia 20 de junho, o “Solstice Ride” (Pedal do Solstício) reuniu mais de 300 pessoas em uma alegre massa crítica noturna.
Sem líderes ou responsáveis, o Solstice Ride foi uma coalizão de grupos em direção ao Monte Tabor, um parque no alto da cidade. Mais uma “coincidência organizada” para celebrar a vida.
No caminho, só aplausos.
Antes de chegar ao Monte Tabor, duas paradas em estacionamentos, onde novos grupos se juntavam à massa.
Música vinda de bicicletas sonoras, dança e confraternização na ocupação espontânea dos espaços geralmente usados para o estacionamento de veículos motorizados.
Bikes not bombs!
Depois de uma bela subida, a noite que antecedeu o solstício continuou com mais festa, música, dança, conversa e diversão.
Também serviu para celebrar o primeiro aniversário de casamento de Tiago DeJerk e Adriane. Eles se casaram durante o Solstice Ride de 2007, quando uma procissão de bicicletas os acompanhou até o Monte Tabor.
O objetivo dos mais resistentes era ficar por lá até o amanhecer. Para mim, a vista da cidade, a música, algumas cervejas e outro tanto de conversa foram suficientes.
2 Comments