Escolha os seus botões

[youtube=http://br.youtube.com/watch?v=rz9fS2FpPPc]

[youtube=http://br.youtube.com/watch?v=tLanCQDmPAI]

As entrevistas com os candidatos a prefeito foram feitas por André Pasqualini e Felipe Aragonez (clique nos nomes para ver o relato deles sobre as entrevistas). Nos links desta postagem do Ecologia Urbana, os programas de governo dos dois candidatos para a área dos transportes (por causa da lei eleitoral, os links não estão ativos no sábado e no domingo).

De maneira geral, o entendimento sobre as questões relativas a mobilidade urbana é mínimo, e a disposição para reverter os estragos causados pelo automóvel ainda é pra lá de tímida, para não dizer totalmente condicionada à visão automobilista muito bem ilustrada pela charge usada pelo Felipe.

A postura do “fazedor de obras” prevalece nos discursos e as “propostas para a bicicleta” continuam  repetindo o mantra “precisamos construir ciclovias para depois incluir o ciclista”.

A integração da bicicleta na cidade depende também (mas não exclusivamente) da construção de ciclovias.

As iniciativas de valorização dos espaços e direitos das pessoas, de resgate do espaço perdido para o automóvel e de reversão da imobilidade e da agressividade nas ruas, no entanto, podem passar bem longe dos canteiros de obras.

Fragmentar estas políticas e confundir bicicleta com ciclovia é perder não apenas a chance de fazer algo para quem já utiliza bicicleta, como também oportunidade de ação efetiva sobre a qualidade de vida e sobre os paradigmas de convivência e uso do espaço urbano.

Na carrocracia paulistana, a mudança no modelo de cidade representada pela inclusão efetiva dos ciclistas, pedestres, cadeirantes e passageiros de transporte coletivo na categoria de cidadãos ainda é lenta.

Existem diferenças entre as candidaturas, entre os projetos que representam e entre as “turmas” de cada um. Infelizmente, no quesito mobilidade urbana e transporte não-motorizado, ambos seguem disputando o voto com o zero-zero.

vá votar de bicicleta – pedal eleitoral no Rio

9 Comments