A maioria silenciosa

co2zero-carol2

arte: carol makimoto

Maria Ermelina Malatesta pesquisa e trabalha com a forma mais elementar de locomoção humana: andar a pé. Em sua tese de mestrado, “Andar a pé: um modo de transporte para a cidade de São Paulo”, Meli analisa as condições de deslocamento da grande maioria da população paulistana. Afinal, “somos todos pedestres” (mesmo aqueles que andam  apenas da porta do carro até a porta de casa).

A tese de Meli pode ser baixada no disco virtual. O trabalho inspirou ainda uma matéria na última edição da revista Bons Fluidos, que pode ser lida aqui.

Segue abaixo um pequeno e contundente excerto do trabalho:

“Apesar de serem preteridos em seus direitos e de não serem atendidos, não cobram, não reclamam pois, mesmo maioria, não são uma categoria articulada para exigir melhoria nas suas básicas condições de caminhada.

É inaceitável a visão dessa grande maioria silenciosa sendo atropelada por soluções de divisão espaço-tempo que minimamente atendem as suas necessidades, tornando-se vítimas da luta cotidiana contra os atrasos a que são submetidas ao exercer seu básico direito de caminhar. É assustadora a constatação que esta situação de desequilíbrio do ambiente urbano, comprometa vidas e futuros em favor da garantia de predomínio dos modos que previlegiam principalmente minorias sociais dependentes do automóvel.”

Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*