Desorganizando para reorganizar

dsc00916.jpg
fotos: transporte ativo

“Muita gente pensa que o ‘Critical Mass’ começou em uma noite de sexta-feira, em 1992, quando um punhado de ciclistas se encontraram no distrito financeiro de São Francisco. Essa é a história contada pelos ‘historiadores da Massa Crítica’ quando eles dizem em entrevistas ‘Não atrapalhamos o trânsito, nós somos trânsito’.

Mas talvez a Massa Crítica tenha começado mesmo em uma noite de quinta-feira, em algum momento depois do grande terremoto de 1989, que derrubou uma parte da Embarcadero Freeway e obrigou as autoridades a fechar o resto da via expressa para o trânsito dos motorizados.

David Miles era um dos participantes originais da improvisada massa de patinadores que tomou a Embarcadero Freeway. Ele conta que os patinadores começaram a se encontrar no viaduto interditado para ‘dar um rolê’ pela cidade. O grupo que começou com cerca de 20 pessoas, logo atingiu algumas centenas de patinadores.” (Tradução livre de texto no Cycle Santa Monica)

rio_reboucas.jpg

Rio de Janeiro, outubro de 2007: um deslizamento de terra na entrada do túnel Rebouças interdita uma das principais vias expressas da cidade. Caos motorizado pelas ruas, congestionamentos quilométricos e a fratura exposta do modelo rodoviarista em vigor no país há mais de 50 anos.

Depois da tempestade, a bonança: o espaço sempre congestionado, barulhento e poluído se abre para a vida. Ciclistas, patinadores, caminhantes, skatistas, crianças, jovens e idosos redescobrem o espaço público perdido para os automóveis.

dsc00922.jpg

No país em que desastre de avião serve para injetar mais dinheiro no transporte aeroviário (além de estimular movimentos golpistas) e onde os trens só servem para escoar a produção de mineradoras privatizadas, a falha na matrix carioca mostra que mesmo no deserto ainda brotam flores.

Vias expressas (com vídeo da pedalada no túnel Rebouças)
Lazer expresso
As origens da massa crítca (com vídeo do Midnight Riders em São Francisco)

One Comment