A conferência da World Carfree Network deste ano, que aconteceu entre 16 e 20 de junho em Portland (EUA) foi memorável. Não apenas pela diversidade de iniciativas, grupos e organizações que estiveram presentes, mas também por ser realmente uma conferência sem carros.
Enquanto os workshops e palestras apresentavam as mais diversas iniciativas e direção a um mundo sem carros, todos os mais de 200 participantes se deslocavam pela cidade em bicicletas ou utilizando o eficiente sistema de transporte coletivo composto de trens, metrô, bondes e ônibus.
O encontro para construir alternativas à primazia do automóvel foi realizado, na prática, mostrando que outras formas de locomoção e transporte são possíveis.
Portland tem uma das mais ativas cenas de “cultura da bicicelta” do mundo. Uma profusão de modelos, “tribos” e assessórios de fazer cair qualquer queixo.
A maioria dos participantes optou pelas bicicletas, veículos não-poluentes, divertidos e saudáveis que servem para levar pessoas…
… e também para transportar coisas.
Boa parte do material utilizado na conferência foi transportado em trailers ou bicicletas de carga. Vale a pena dar uma olhada no site da Clever Cycles, que fabrica incriveis bicicletas cargueiras, ou na Citybikes, uma loja-oficina de bicicletas que funciona em forma de cooperativa.
Nos próximos dias, mais notícias da Towards Carfree Cities 2008. Por enquanto, visite o site Carfree Portland para ler o que foi publicado na mídia estadunidense sobre o evento.
2 Trackbacks
[…] a cidade livre de carros, viva a cidade das […]
[…] a cidade livre de carros, viva a cidade das […]